A sociedade mexicana, como outras da América Central, foi estratificada. Podemos distinguir dois grupos sociais distintos: o Pīpiltin e Macehualtin.
Os primeiros, também chamados de nobres, eram focados em política, militarismo, religião e administração. Eles ocupavam as posições mais importantes no Estado e tinham vários privilégios, incluindo a falta de pagamento de impostos ao Estado e o direito de consumir determinados produtos como cacau e carne. Este grupo social, improdutivo, foi sustentado por uma ampla gama de agricultores, artesãos e comerciantes, também chamado Macehualtin.
Ao contrário dos Pīpiltin, os Macehualtin eram obrigados a pagar tributos ao governo em espécie, não podiam usar roupas de algodão ou sapatos e lhes era proibido o consumo de determinados produtos.
Esta escultura retrata a imagem de um macehualli. A figura é hierática e retraída, o que contrasta com outras representações de escultura mexicana, como os deuses e os animais que têm um grande movimento e de expressão.
Nenhum comentário:
Postar um comentário