A tal humana natureza


"De minha parte, quando entro mais intimamente naquilo que chamo mim mesmo, sempre tropeço em uma ou outra percepção particular, de frio ou calor, luz ou sombra, amor ou ódio, dor ou prazer.

Nunca consigo pegar a mim mesmo a qualquer momento sem uma percepção, e nunca consigo observar qualquer outra coisa que não seja percepção.

Se alguém pensa, em consequência de séria e não preconceituosa reflexão, que tem uma noção diferente de si mesmo, devo confessar que não posso mais usar argumentos racionais com ele.

Tudo que posso conceder é que talvez ele tenha tanto direito quanto eu, e que nós somos essencialmente diferentes nesse aspecto.

Ele talvez tenha percebido algo simples e contínuo, que chama si mesmo, contudo, tenho certeza de que não há tal princípio em mim."


Nenhum comentário:

Postar um comentário