Poema 6

Recordas-te como era no último outono.
Era a boina gris e o coração em calma. 
Em teus olhos guerreavam as chamas do crepúsculo
e as folhas caíam na água de tua alma. 
Apegada em meus braços como uma trepadeira. 
as folhas recolhiam tua voz lenta e em tua calma. 
Fogueira do estupor que em minha sede ardia. 
Doce jacinto azul torcido sobre minha alma. 
Sinto viajar teus olhos e és distante como o outono: 
boina gris, voz de pássaro e coração de casa 
donde emigravam meus profundos anseios 
e onde tombaram meus beijos alegres como as brasas. 
Céu perspectivado de um navio. Campo perspectivado
das serras. 
Tua lembrança é de luz, de fumo, de água em calma! 
Mais fundo de teus olhos ardiam os crepúsculos. 
Folhas secas de outono giravam em tua alma.

Pablo Neruda

[estoy aquí.]

"Autumn Sun I", 1912, Egon Schiele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário